Resenha: Grandes Mestres da Humanidade

domingo, 15 de setembro de 2013

Livro: Grandes Mestres da Humanidade
Autora: Patrícia Cândido
Editora: Luz da Serra
Páginas: 335
Sinopse: Muitas sociedades, filosofias e religiões aguardam com esperança a vinda de um Messias. Os Messias já vieram em épocas passadas, trazendo suas mensagens de amor para iluminar nossos corações e conciências. Talvez a humanidade não perceba que as mensagens de Jesus, Buda, Krishna, Madre Teresa, Gandhi, Ramatís, e outros seres iluminados nunca foi tão necessária e atual. Em suas sábias palavras encontramos um amor gratuito, independente de condições e interesses. Um amor real conectado à Fonte Suprema, que nos abastece, irradiando luz à todas as nossas células, tornando nossa vida mais completa e feliz. Em Grandes Mestres da Humanidade - Lições de Amor para a Nova Era a autora reúne as propostas de evolução que cinqüenta grandes almas apresetaram à humanidade. Em épocas diferentes, com poucos recursos materiais e enfrentando todas as adversidades possíveis, esses grandes seres transformaram a nossa vida encerrando ciclos e ditando os novos passos evolutivos. Muitas vezes incompreendidos e discriminados, porém muito conectados à Fonte Maior através de Suas lições apredemos a amar. Nessa época conturbada em que vivemos onde as emoções conflitabtes e doenças da alama se propagam como um vírus avassalador, nada melhor do que aprender com quem conseguiu alcaçar o maior sucesso possível: o ato divino de transcender amatéria e seguir evoluíndo em outros planos. Mergulhe nessa proposta iluminada que veio trazer a percepção de que o Messias que todos nós esperamos foi diluído em nossas almas está no meio de nós. 



Patrícia Cândido nos mostra outras formas de ver a vida, de realmente vivenciá-la, sem preconceitos, sem mal julgamentos, sem problemas de existência. Mostra que podemos ser felizes mudando a forma que vivemos, melhor, nos encontrado em alguma forma sadia e feliz de viver. Mais simplificadamente, precisamos de um caminho a seguir, algo que nos faça bem e aceite a nós mesmos. Nesta resenha, não vou me prender a resumir todos o livro, ms apenas pontos que ao meu ver foram mais interessantes.

O livro começa com uma explicação sobre o Universalismo, onde o maior aprendizado é entender que o "A mente é Yin. O coração é yang", ou seja, é necessário haver um equilíbrio entre os dois, caso contrário, haverá destruição. E se pararmos para pensar, é o que está ocorrendo no mundo, um caos total de guerras, justamente por não haver esse equilíbrio, que em palavras parece ser fácil, mas na realidade... A autora tenta nos mostrar o quanto devemos aos mestres que houveram ou há na terra, entre eles: Jesus Cristo, A Mãe Divina, Buda, Maomé, Brahma, Rama, Ísis - A Filha da Luz -, Chico Xavier, Gandhi, entre outros.

Há toda um explicação para cada citação de um dos mestres, sempre há uma mediação com o nosso mundo, com o nosso interior espiritual e o equilíbrio deste. É muito interessante como a autora consegue extrair de cada história contada, sentimentos e aprendizados que passariam despercebidos por muitas pessoas. E ainda nessa mesma linha, compreendemos e verificamos a história de Ísis - que acabou sendo o melhor capítulo do livro para mim. Ela perde uma pessoa para a morte, a história se resume nisso, mas o que autora nos mostra é que o quão ficamos abalados quando perdemos uma pessoa, achando que ela nos pertence, que a morte é uma coisa ruim, que nós não poderíamos sofrer daquela maneira, etc., etc. 

Ela nos fala sobre aceitar melhor a morte, vê-la por outro ângulo, é óbvio que não é nada fácil, mas é mais sensato do que ficar sofrendo por algo que não podemos mudar, que já aconteceu, passou. É muito inteligente a análise da autora, pois eu penso da mesma maneira, óbvio que de forma superficial, mas com a Patrícia pude me observar melhor nessa perspectiva.

Vale ressaltar também que ela foi fantástica ao dedicar um capítulo de seu livro ao mestre Chico Xavier, onde nos mostra vários - se não todos - de seus ensinamentos, frases cheias de sabedoria, outras com um toque mais íntimo, do coração mesmo. Nos apresenta também o quanto ele foi o responsável por dá uma guinada no espiritismo no Brasil. Fantástico!

A capa em si não me chamou a atenção, mas devo admiti que o material gráfico é ótimo, é bem resistente e com um brilho que acaba dando charme à arte. A diagramação está simples e ao mesmo tempo charmosa, a fonte é mediana e permite que a leitura seja bem rápida e proveitosa. Um livro que encanta desde as primeiras páginas, recomendo! 




19 comentários:

  1. CONVITE
    Passei por aqui lendo, e, em visita ao seu blog.
    Eu também tenho um, só que muito simples.
    Estou lhe convidando a visitar-me, e, se possível seguirmos juntos por eles, e, com eles. Sempre gostei de escrever, expor as minhas idéias e compartilhar com as pessoas, independente da classe Social, do Credo Religioso, da Opção Sexual, ou, da Etnia.
    Para mim, o que vai interessar é o nosso intercâmbio de idéias, e, de pensamentos.
    Estou lá, no meu Espaço Simplório, esperando por você.
    E, eu, já estou Seguindo o seu blog.
    Força, Paz, Amizade e Alegria
    Para você, um abraço do Brasil.
    www.josemariacosta.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu, tudo bem?

    sendo sincera, o livro não me chamou a atenção e não é algo que eu leria. Não curto esses livros com pegada espiritual, prefiro mesmo a ficção ;)

    beijos
    Kel
    porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu acho interessante o estilo do livro mas não sei se é uma leitura que me prenderia e me agradaria.
    Abraços

    http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Luuu ♥
    Esse livro é diferente de tudinho o que eu já li (juro jurado)! Apesar de parecer MUITO interessante, não sei se eu teria paciência para lê-lo, seria um grande desafio x.x

    BEIJUSSSS
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  5. Nossa, eu acho que esse livro deve ser muito interessante. Mais acho que não ia me prender. É muito diferente do meu tipo de leitura.

    Bjus.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. o livro parece ser bem reflexivo, mas não me chamou a atenção. são poucos nesse estilo que eu gosto sabe
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  7. Menina, nunca tinha visto nada sobre este livro, estou conhecendo ele aqui no seu blog...
    Achei a capa bem bonita.


    Beijo, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o livro e me interessei, mais o achei meio que um leitura dificil, pode estar enganada...Quem sabe um dia eu leia :)
    Beijokas, Brubs
    Livros de Cabeceira
    @IWannaRuffles

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    não conhecia o livro e definitivamente não é meu estilo de leitura.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  10. Hum...adoro! Esse livro é muito rico. Já li e gosto bastante porque passa ensinamentos bastante valiosos. Também gostei muito do capítulo dedicado ao Chico Xavier!^^
    Beijos!
    Paloma Viricio-Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  11. Não curti muito o livro,
    não faz meu gênero.. Nem invento de
    ler porque de cara o livro não me chamou muito a atenção;

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Sei lá, não sei se é porque não faz o meu estilo, mas não curti muito não rs
    Na verdade, não curti quase nada do livro, o que é uma pena. :c

    - Vitamina de Pimenta -

    ResponderExcluir
  13. Não faz muito meu gênero, uma vez que em grande parte a leitura pra mim serve para fugir da realidade - e não me adentar mais à ela. No entanto, parece um livro muito bem trabalho. Não gostei da capa, hm, não sei explicar, apenas não me chamou atenção, mas que bom que lhe foi proveitoso.

    Beijos,
    orocardovento.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oiee

    Eu adoro livros com essa temática, não conhecia e também não compraria pela capa mas pela sua resenha fiquei com muita vontade de ler :)

    Beijos

    http://www.livrosechocolatequente.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Gosto de livros desse tipo. Dá um looping no cerebro, passa um filme de toda a sua vida na cabeça!

    ResponderExcluir
  16. Olá luciana!
    E a primeira vez que visito seu blog e vou voltar mais vezes, bem quanto ao livro, achei bem interessante embora não seja bem meu tipo de leitura favorita, mas ultimamente passei a não ficar somente no que gosto, descobrir que até mesmo os que não me agrada muito pode trazer muito conhecimento e crescimento pessoal, quem sabe em um futuro eu não resolva ler este livro.
    http://cristina-de-azevedo.webnode.com/

    ResponderExcluir
  17. Muito bom conhecer um novo livro, adorei a dica de leitura. Acho importante ler sobre esses assuntos de vez em quando, parar pra pensar um pouco sobre nossa vida. Os exemplos dos mestres são inspiradores, nao importa a religião ou doutrina que eles eram o importante são as mensagens positivas e contagiantes deles.
    Parabéns pela leitura e resenha, adorei saber sua opinião!!!!
    Beijinhos, leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  18. Não conhecia o livro e olha, se visse ele na livraria ou em qualquer outro lugar, não daria muita atenção. A capa não é nem um pouco atrativa. Não é o meu estilo de leitura, mas gostei muito da sua resenha pelos detalhes da obra.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  19. Eu tô com a Cássia. Gostei muito de saber sobre a aceitação sobre esse fato (insira todos os xingamentos) que não temos como prever e nem modificar.
    A capa é de dar dó e passar direto numa livraria.. :/

    ResponderExcluir