Série: Outlander

segunda-feira, 18 de maio de 2015
Olá, pessoal. Tudo bem?
Hoje vou (tentar) falar um pouco dessa série que eu comecei a acompanhar depois de diveeeersos comentários da blogosfera: Outlander.

Que Outlander (o livro) conquistou a admiração de muitas leitoras por aí tudo mundo já sabe, né? E esse amor só se estendeu mais até a adaptação para a série do canal Starz. Eu fiz o caminho inverso: Comecei a assistir a série e depois li o livro - mas vou falar dele em outro momento aqui no blog. Por enquanto vou falar dos primeiros oito episódios (onde se encerrou um arco da temporada).

De cara a série me conquistou pois trata de um assunto que muito me agrada: Viagem no tempo. E é
bem engraçado, se for pensar bem, quando vemos que Claire não é do nosso tempo. Para nós ela já é do passado, pois eles estão no período pós-guerra e Claire foi uma enfermeira de guerra; E então ela volta para meados de 1743, onde as coisas são completamente diferentes do que Claire conhece (e imagina para nós). Então uma das coisas que me chama muita atenção é em como o machismo é realmente presente na série. Até com Jamie, o galã da trama toda, o machismo é bem presente - apesar de que em nível menor.

Claro que Claire não aceita esse tipo de coisa e acaba sendo vista com maus olhos por todos, mas a mesma coisa que faz com que eles a odeiem também faz com que eles a amem posteriormente.

Por ser uma adaptação muitos já sente um certo preconceito, pois adaptações geralmente decepcionam o publico por conta de sua grande diferença com o livro. Porém graças aos deuses dos leitores decepcionador Outlander é uma série muito fiel a obra original e na minha humilde opinião as alterações que eles fizeram só melhorou a história. Um grande exemplo que eu gosto de citar é quando (no livro) Dougal conta para Claire todas as coisas ruins que Black Jack fez com Jamie, nos mínimos detalhes. Acredito que para quem leu o livro antes de assistir com certeza deve ter ficado chocado com aquilo e provavelmente os mais "moles" até derramaram algumas lágrimas; Já na série temos o próprio Back Jack contanto para o moça o que ele fez e foi muito pior ouvir da voz dele e o modo como ele fala, além das cenas que eles nos mostram durante o relato. Ao ler o livro você tem uma noção do que é a maldade desse homem, mas assistindo a série você realmente sente a sua frieza e isso deixa tudo mais emocionante.

De modo geral eu adoro os personagens da série. A maioria são homens, com seus costumes da época, porém eles conquistam o espectador da mesma forma que conquistam Claire. Claro que Jamie acaba sendo o preferido, por motivos óbvios, mas eu não acho que ele seja o personagem perfeito. Em alguns momentos ele chega a ser imaturo e age de forma infantil e talvez para ele estar com uma mulher como Claire seja o ideal. Ah sim! É claro que não ia faltar muito romance nessa história toda, e temos Claire dividida entre as tentativas de voltar par ao seu próprio tempo e marido ou ficar ali com seu novo marido.

Outlander é uma ótima série para quem gosta de viagem no tempo, romance e mulheres badass. ;) E claro, não posso deixar de citar o sotaque deles. Muito, muito, muito amor por todo aquele sotaque. <3




15 comentários:

  1. Oii, tudo bem?
    Adoreei a dica, vou assistir em breve!!1
    Um beijoo, o blog tá um amor <3
    http://www.garotadolivro.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil, bom primeiramente sou um pouco suspeita para falar dessa série, li o livro antes da estreia e amo tanto um quanto o outro. Porém, acho a série mais ágil que os livros, na minha opinião Gabaldon cria muita coisa desnecessária e enrola demais, e isso torna a leitura muito arrastada, já na série as coisas simplesmente acontecem o que torna tudo mais interessante. Um ponto que me incomodou tanto no livro qto na série é essa faceta machista que você comentou, mas acabamos aceitando isso de certa forma mesmo que vá contra tudo o que acreditamos e vivemos agora. Bom, se há algo que eu gosto em ambos é Jack Black, ele não tem escrúpulos e não mede esforços para ser mal e é tão imprevisível que eu chego a prender o fôlego cada vez que ele está em cena. Enfim, Outlander é tão bom que mesmo se fosse um comercial eu ia amar, o único problema é que no livro a autora enrola demais! me avise qdo fizer a resenha do livro, ok?!

    ResponderExcluir
  3. Olá Sil, eu já estava querendo assistir essa serie e agora vou com certeza assisti-la nas minhas feris da faculdades <3 Gosto quando somos levados a outras épocas com costumes que nos são estranhos e quando os personagens conseguem cativar o telespectador e muito melhor *--*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil!
    As alterações são sempre um aspecto delicado para quem já leu o livro e vai assistir a série. Eu acho que são meios diferentes de contar uma mesma história, então alterações são quase inevitáveis. Que bom que as de Outlander vieram para melhor :)
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Silviane.
    Eu assisti o primeiro episódio dessa série assim que lançou, e mesmo amando não dei continuidade =(
    Eu não li o livro, então não posso fazer comparações, mas é bom saber que ela é bem fiel ao enredo de origem.
    Eu amo viagem no tempo, e o pilot é cativante, ainda nem sei porque não assisti os outros capítulos....mas já que você trouxe à tona, vou fazer uma maratona Outlander.

    Beijos.
    Leituras da Paty


    ResponderExcluir
  6. Silviane, os diversos elogios estão quase me seduzindo também. Mas se eu me render, acho que paro nos episódios. Os livros são demais para mim hahaha
    Tambem adoro viagem no tempo e essa com esse contexto histórico deve ser linda demais!
    Vou tentar por na lista para download rs

    Beeeijinhos ;*
    Andressa - Mais que Livros

    ResponderExcluir
  7. Gosto muito de viagem no tempo, e o sotaque deve ser mesmo o máximo!! *-* Mas não vou conseguir fazer como você e começar a ver a série primeiro, sou neurótica, preciso ler primeiro os livros. Como são muitos, e imensos, vai demorar bastante para começar a conferir os episódios.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  8. Eu preciso pelo menos ler o primeiro livro pra me inteirar na história pq nem sempre curto ver primeiro do que ler sabe, mas essa tem sido uma série bem recomendada por todo mundo que vejo por ae.
    espero gostar tbm se gor assistir ^^
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil, sua linda, tudo bem?
    Se eu tivesse tempo, eu iria correndo ver essa série. Adoro o tema e ainda adoro histórias com guerreiros. Deve ser assustador ser jogada em uma época como essa e perder tudo o que tinha inclusive o amor da sua vida. Essa cena que citou me impressionou, deve ser forte e eu sou uma dessas mais sensíveis, com certeza vou chorar, risos.. Não vejo a hora de ler os livros!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Eu sempre vejo comentários positivos sobre esse livro, mas como estou colocando em dia outras séries ainda não pude ver. Mas ela está na minha lista de espera para acompanhar.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Ola Sil sou louca para assistir essa série menina, mas cade o tempo para parar e sentar . Ainda nem consegui ler os livros . Mas creio que a série deve ser maravilhosa sendo de época e com viagens no tempo. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  12. Oiii
    Não li o livro e nem assistir a série, mas ainda não tive tempo para isso. Eu sabia muito pouco (lê-se nada) sobre a série e gostei de saber que ela aborda a viagem no tempo. Acho esse tema bem interessante e agora fiquei com ainda mais vontade de assistir.

    Beijos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá... tudo bem??
    Não tenho pretensão de ler os livro e nem de assistir a série... mesmo com o elemento que curto de viagem ao tempo... digo isso porque não sei como peguei antipatia por essa série... na época de lançamento li tantas resenhas nos blogs em que visito que fiquei enjoada e quando via algo relacionado meu estômago já embrulhava... sério... quando vi a postagem de hoje fiquei receosa em ler, mas como faz tempo que não vejo nada da série quis ler a sua opinião... achei legal mesmo que você não tenha lido o livro ficar tentando colocar as semelhanças com o que você assistiu... significa que você está curtindo... xero!!

    ResponderExcluir
  14. Oi Sil, tudo bem? Estou com o segundo livro aqui em casa, e estou louca pelo primeiro para começar a ler... nem sei se assisto primeiro a série, ou leio os livros. Bom, mudanças nas adaptações acontecem e as vezes são até necessárias, o ruim é quando criam algo nada a ver e fica totalmente diferente... as vezes as mudanças são até para melhor, como aconteceu em The Vampire Diaries. Enfim, gostei de saber que é bem fiel e tem ótimos personagens e as atuações estão boas.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  15. Oi, Silviane!
    Confesso que o tamanho dos livros me assusta, então eu optaria pela série. Tenho visto pouquíssimas coisas, quase não vejo séries, mas essa é uma que está na minha lista. Gosto da sua fala sobre adaptação X livro, que bom que se manteve fiel e as modificações até melhoraram o enredo.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir